quinta-feira, 12 de novembro de 2009

EVENTOS da ESFERA

14 de Novembro, 16h - Felícia Cabrita e Gonçalo Amaral apresentam a obra Porquê a Mim? de Bernardo Teixeira. Fnac da Guia. AlgarveShopping

14 de Novembro, 11h00 - Júlio Magalhães autografa o seu novo romance Um Amor em Tempos de Guerra no Jumbo de Setúbal.

14 de Novembro, 16h30 - Júlio Magalhaes vai estar no Continente do Colombo para autografar Um Amor em Tempos de Guerra. Lisboa

15 de Novembro, 11h - O Continente de Telheiras recebe Júlio Magalhães para uma sessão de autógrafos.

18 de Novembro, 18h30 - Lançamento do livro As Extraordinárias Aventuras da Justiça Portuguesa de Sofia Pinto Coelho. Apresentação pelo Dr. Carlos Pinto de Abreu. Concelhia Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

21 de Novembro, 18h30 - Pedro Pinto apresenta o seu livro O Último Bandeirante no Casino da Figueira da Foz.

26 de Novembro, 18h30 - Lançamento da obra História de Portugal de Rui Ramos, Bernardo Vasconcelos e Sousa e Nuno Monteiro. Apresentação por António Barreto. Sala Portugal da Sociedade de geografia de Lisboa.

Novidades da Esfera de Novembro


Rui Ramos, Bernardo Vasconcelos e Sousa e Nuno Monteiro, professores universitários da nova geração de historiadores apresentam a História de Portugal num só volume, da Idade Média ao século XXI. Numa narrativa clara e rigorosa os autores abordam os nove séculos da nossa história através das suas dimensões política, económica, social e cultural, dando uma visão integrada de cada época e momento histórico, colocando, ao mesmo tempo, a História de Portugal no contexto da História da Europa e do mundo. Com ilustrações a cores, mapas, cronologias e lista de governantes trata-se sem dúvida de uma obra de referência fundamental para compreender o passado e o presente num momento de grandes decisões e escolhas para o futuro de Portugal.


Ao ar livre, à volta da lareira, num jantar informal, num chá entre amigas ou numa ocasião mais festiva como o Natal, o gosto de receber os seus convidados passa por vários detalhes que envolvem algum empenho, muita organização e principalmente imaginação. Joana Mayer apresenta-lhe cerca de 80 receitas práticas, fáceis de confeccionar e requintadas que vão impressionar os seus amigos e familiares. Sopa de lavagante, pernil com risotto de legumes, pregado com ervas aromáticas ou mousse de chocolate branco são alguns dos pratos que Joana Mayer lhe ensina a preparar. Neste livro encontra ainda conselhos e dicas úteis para receber com estilo os seus convidados. Escolher a ementa ideal, criar um ambiente acolhedor, saber colocar uma mesa ou escolher um bom vinho são passos fundamentais para que você e os seus amigos desfrutem de momentos inesquecíveis à mesa.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Apresentação do livro " As Extraordinárias aventuras da justiça Portuguesa" em Lisboa

HOJE! Apresentação do livro " As Extraordinárias aventuras da justiça Portuguesa" de Sofia Pinto Coelho! No antigo tribunal militar - Santa Clara, junto à feira da ladra de Lisboa, às 18.30h!

As histórias que vai encontrar neste livro podem parecer insólitas, estranhas, até surreais, mas são verídicas. Da história da juíza que resolveu um problema de barulho despejando água para casa dos vizinhos, ao de um advogado que para obter cópia de um processo se viu obrigado a levar a fotocopiadora para tribunal. Do juiz excomungado por um pastor condenado por dívidas, ao caso do roubo do queijo fatiado no valor de 1 euro e 29 cêntimos que foi a julgamento e ocupou a justiça portuguesa durante dois anos, ou ainda do carpinteiro condenado por ter disparado uma pressão de ar contra o Lacindo, o gato da vizinha que se atrever a devorar o seu jantar. A jornalista Sofia Pinto Coelho, especialista em temas de justiça e Direito, acompanhou a maioria dos casos aqui relatados e traça um retrato real, divertido, mas rigoroso da justiça portuguesa. Das condições de trabalho, ao estado das prisões, e à relação entre juízes e advogados ou entre procuradores e a polícia. É verdade que há histórias que parecem quase anedotas, mas há outras que tiveram um efeito trágico na vida dos seus protagonistas. Por estas páginas passam pessoas que quando a justiça lhes bateu à porta perceberam que para além de cega, a justiça em Portugal pode tornar-se numa aventura absolutamente extraordinária.

Não perca!